img

Novo terminal amplia capacidade de armazenagem

Desde a fundação em 1974, a CLIA Empório oferece serviços de armazenagem no segmento alfandegário. Ao longo dos anos, novas operações foram sendo acrescentadas ao escopo de serviços da empresa sem, contudo, deixar de atentar para o terminal de armazenagem. Investimentos em infraestrutura, equipamentos e tecnologia foram feitos, de modo a manter a qualidade e garantir total integridade das cargas ali depositadas.

No segundo semestre do ano passado, foram concluídas as obras de melhoria do terminal, visando atender plenamente as exigências legais, bem como proporcionar maior produtividade operacional. Neste sentido, foram investidos mais de um milhão de reais em reformas que abrangem desde pavimentação à aquisição de novos equipamentos, incluindo a construção de um novo armazém.

Novo layout do terminal

Em decorrência da mudança no perfil das cargas oriundas de importação, visto que a maioria não possui mais solicitação de desova, foram realizadas alterações no layout do terminal, aumentando em mais de 50% a capacidade de armazenagem de contêineres.

Também foi planejado um novo e melhor fluxo de acesso dos veículos e circulação das pessoas na área. Vale ressaltar que o novo acesso exclusivo para veículos e equipamentos dá mais agilidade, segurança e controle às operações.

Mais capacidade de armazenagem

Como parte das reformas, foi construído um novo galpão com quase 2 mil metros quadrados de área. Maior, moderna e mais iluminada, a nova estrutura contempla também áreas para conferência de carga sob controle da Receita Federal, incluindo uma área exclusiva para conferência remota.

Neste aspecto, é importante notar que a CLIA Empório foi a primeira empresa do Norte/Nordeste a realizar este tipo de conferência, verificando a carga com desembaraço no canal vermelho de importação.

Novos equipamentos e sistemas

A aquisição de uma nova balança rodoviária também melhorou o fluxo das operações, aumentou o controle de acesso ao terminal e chegou a reduzir o tempo de pesagem em 90% em alguns casos. Equipada com cancelas eletrônicas e sistema de comunicação visual, a nova estrutura também conta com tecnologia de ponta, por meio do upload de dados automáticos promovido pelo sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Também foi feita a substituição de todo o piso do pátio, eliminando pontos críticos e colocando novo asfalto sem desníveis e capaz de reduzir a geração de poeira. Uma nova sinalização também foi disponibilizada ao redor de todo o terminal, demarcando áreas e orientando o fluxo de carros, equipamentos e pessoas.

Todas estas mudanças visam tornar os serviços da CLIA Empório ainda mais eficientes, rápidos e seguros, beneficiando clientes, colaboradores e fornecedores.

docxfilePDF